Buscar

#53º de 777 ✅ As PREMISSAS dos SÁBIOS

Atualizado: 14 de Jul de 2018


“A vida é feita de escolhas, de referências e motivações.”


Se a vida é feita de escolhas, para se escolher algo precisamos julgar e chegar a uma conclusão. Esse processo vale para escolhas físicas ou metafísicas.


E quando chego a conclusão que preciso julgar para escolher, preciso ter discernimento, sabedoria, sensatez, equilíbrio e VISÃO. Porque se eu não tenho VISÃO, não saberei julgar.


E não saber julgar é ser alienado, é estar preso num sistema.


Se você tem desenvolvido um DNA de crisálida, você está dentro de um sistema que não te deixa ver a luz. Tudo que consegue ver são casulos. Quais serão suas escolhas, seu julgamento se você é casulo, é crisálida? Só consegue ver as coisas de 'baixo' e sempre tem às coisas de 'cima', como poderosas e assombrosas.


“As pessoas tem medo daquilo que não entendem.”


Então a pessoa vê a monstruosidade das coisas que estão acima dela, de modo, que a premissa psicológica dela é: que a cabeça tem que se levantar, os olhos tem que se erguerem, para poder ver o que está acima. Portanto, se a pessoa é uma borboleta, um falcão, uma águia que é símbolo da visão, restringindo ao aspecto metafórico de VISÃO. Se ela tem asas, consegue ver de cima...


“A VISÃO é mais excelente e sobrepujante que o CONHECIMENTO.

Conhecimento qualquer um pode ter, mas VISÃO não! VISÃO é para poucos...”


Temos visto pessoas que não saíram do casulo da vida terrena, dos olhares horizontais, não enxergam as coisas acima delas, tem medo daquilo que não entendem, julgam por aparência e por títulos...


AFINAL, O QUE É SISTEMA?


O sistema faz com que as pessoas tenham preconceitos, julgamentos de pontos isolados. Muitas pessoas julgam por um simples ponto, quando muito, alguém vai julgar vendo dois pontos no máximo. Se alguém tiver um pouquinho mais de conhecimento e cultura, consegue extrair um terceiro ponto e observar... E a partir de um terceiro ponto, tentar fazer o julgamento mais coeso, mais justo e equilibrado...


Mas a verdade é que o mundo físico e metafísico é complexo, o mundo não é feito de duas ou três ondas, de duas ou três células, de dois ou três tipos de temperamentos de pessoas ou de dois tipos sanguíneos...


O mundo é feito de muitas facetas, ângulos, prismas, de pontos e vértices, muito mais do que o polígono, mais do que caleidoscópio... Então, se você não tiver visão e não souber analisar, sabendo que existem milhares de pontos como gotas de chuva, que precisam ser analisados, para se extrair um julgamento, para fazer uma escolha acertada na vida, se você não tiver esse entendimento, será sempre infeliz...


E tudo o que eu vejo são pessoas fracas, manipuláveis, enganadas por qualquer um, qualquer vento as levam, qualquer notícia as abalam, são fracas emocionalmente, sem visão. É por isso que ao saírem daquele sisteminha ‘evangeliquês’, já batem a mão no peito achando que já conhecem a VERDADE, e que não é, e nem mais serão enganadas.


O sistema é todo o mundo de engano, de preconceito e confusão, tem que ter discernimento para ver todos esses pontos, e tudo que eu vejo são pessoas que querem julgar. Porque Martinho Lutero deu à elas a condição de serem mestres. E nos dias atuais existem os desigrejados que pensam: agora não sou mais mestre, eu sou o templo e o sacerdote. Eu sou a Igreja!


“LUZ” tem significado de ‘BEM’ e ‘VISÃO’.


A vida é feita de escolhas, para saber escolher e julgar tem que ter sabedoria, sensatez e visão. Para ver de todos os ângulos é necessário fazer um levantamento, um escrutínio, e saber quantos pontos existem. Depois de todos os lados serem observados do 'direito ao contraditório', chegar enfim a um julgamento... E quando aparece um sábio que consegue ter essa aptidão de ver todos esses pontos e dizer é ‘aqui’; não significa que ele é infalível, mas sim, que ele é sábio... Confiar nas palavras de um sábio é a melhor coisa que uma pessoa pode fazer, mesmo que às vezes ele erre.


Porque o dom do SENHOR faz com que ele veja o que outros não veem. E andando com o sábio não irá somente ouvi-lo, mas passará a ser sábio também, e amanhã poderá ajudar outras pessoas.


Agora aquele que não faz escola, que aborta o sistema antes de concluir o aprendizado, vai passar a vida toda escolhendo errado e sofrendo por causa das suas escolhas. Vivendo uma vida infeliz onde a única alegria que ele tem é fazer mal para os outros e comemorar a desgraça alheia.


Sua vida é feita de escolhas, a partir de hoje tenha como desejo ou oração VISÃO.


JESUS disse para a Igreja de Laodicéia: “Aconselho-te que passes colírio nos seus olhos para que veja...”


Isto sim é sair do sistema...


© 2020, by AKEL, fundador da Filosofia EX, since 2012.