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ūüéĪ Ranking Snooker EX das Escolas de Jesus



Regras do Snooker Internacional - Regra Inglesa

Artigo 1¬ļ¬†- Defini√ß√Ķes sobre jogo, partida, a√ß√£o e tempo de a√ß√£o, tacada e tacada cont√≠nua, tabela de mesa e tabela de jogo e outras aqui n√£o abordadas, respeitam as normas do Regulamento dos Esportes do Bilhar.

  1. Dois ou mais jogadores realizam partidas individualmente ou em conjunto, usando treze, dezessete ou vinte e duas bolas, sendo:

  2. uma branca, denominada ‚Äútacadeira‚ÄĚ, e doze, dezesseis ou vinte e uma identificadas como ‚Äúda vez‚ÄĚ e/ou ‚Äúcoloridas‚ÄĚ, com valores determinados segundo suas cores, sendo:

  3. seis, dez ou quinze vermelhas valendo 1 ponto cada; uma amarela, 2 pontos; uma verde, 3; uma marrom, 4; uma azul, 5; uma rosa, 6; uma preta, 7 pontos; e

  4. a quantidade de bolas vermelhas a usar é determinada em regulamento de evento.


Artigo 2¬ļ¬†- A finalidade da partida √©, respeitando as normas e usando a impuls√£o da tacadeira ¬†movimentada por um toque da sola do taco, enca√ßapar as bolas da vez e coloridas em seq√ľ√™ncia ordenada crescente.

Artigo 3¬ļ¬†- A bola de menor valor em jogo √© identificada como ‚Äúbola da vez‚ÄĚ e as demais como ‚Äúcoloridas‚ÄĚ.

Artigo 4¬ļ¬†- √Č ‚Äúbola livre‚ÄĚ (Free Ball) a colorida que, por op√ß√£o adicional, o beneficiado identifica e joga como sendo a bola da vez em jogo, com valor e condi√ß√Ķes iguais √† mesma, ap√≥s falta originada em jogada que resulta em situa√ß√£o de sinuca para o oponente.

Artigo 5¬ļ¬†- A bola da vez, a bola livre e/ou as coloridas, em tacada l√≠cita podem ser jogadas no ataque ou defesa.

Artigo 6¬ļ¬†- As normas possibilitam atingir na partida:

  1. considerando √ļnica tacada cont√≠nua iniciada por bola da vez, segundo as respectivas quantidades de bolas vermelhas:

  2. em jogadas normais, segundo as respectivas bolas da vez:

  3.   75 pontos usando 6 bolas vermelhas;

  4. 107 pontos usando 10 bolas vermelhas;

  5. 147 pontos usando 15 bolas vermelhas.

  6. bola 6, 13 pontos;

  7. bola 5, 18 pontos;

  8. bola 4, 22 pontos;

  9. bola 3, 25 pontos;

  10. bola 2, 27 pontos;

  11. uma bola 1; 35 pontos; e

  12. a cada vermelha adicional, mais 8 pontos.

Artigo 7¬ļ¬†- Iniciada a tacada visando uma bola livre, esta pode possibilitar at√© oito (8) pontos adicionais aos m√°ximos poss√≠veis, nos totais indicados no artigo anterior.

T√ćTULO II

DA SINUCA

Artigo 8¬ļ¬†- Existe situa√ß√£o de sinuca (Snookered) quando a tacadeira n√£o pode ser impulsionada em movimento direto e natural, com op√ß√Ķes para tangenciar primeiramente ambos lados de bola da vez, ou outra obrigatoriamente visada, impedido por obst√°culo(s) originado(s) em bola(s) que n√£o seja(m) da vez e/ou tabelas.

  1. A situação de sinuca é caracterizada como:

  2. ‚Äútotal‚ÄĚ, quando h√° impedimento para atingir direta e naturalmente qualquer ponto de bola da vez, ou outra obrigatoriamente visada;

  3. ‚Äúparcial‚ÄĚ, quando a bola da vez, ou outra visada obrigatoriamente, pode ser atingida em tacada direta e natural, ainda que em √ļnico ponto; e,

  4. ‚Äúparcial agravada‚ÄĚ, quando impossibilitando tangenciar um ou ambos os lados, mas permitindo atingir livre e frontalmente a bola visada.

  5. entende-se por contato frontal o toque dos arcos coincidentes com os eixos centrais verticais das bolas.

  6. A sinuca total ou parcial é reconhecida quando originada:

  7. A bola jogada como livre não pode ser usada como primeiro obstáculo em situação de sinuca para ação do oponente, ainda que acidentalmente. Ocorrendo, é penalizada como falta técnica com penalidade variável.

  8. Primeiro obstáculo em situação de sinuca, no sentido de movimento natural da tacadeira, é a primeira bola nessa condição, interposta entre a tacadeira e a bola visada.

  9. por jogada lícita em bola da vez ou colorida; ou

  10. preservada exceção do inciso seguinte, por jogada em bola livre, quando possibilitada.

Artigo 9¬ļ¬†- Bola da vez, quando vermelha, e/ou tabelas delimitadoras do campo de jogo n√£o s√£o consideradas obst√°culo na avalia√ß√£o de situa√ß√£o de sinuca.

Artigo 10 - A situação de sinuca pode gerar penalidade de opção adicional ao oponente, quando resultante de situação específica, segundo o grau de dificuldade e/ou impedimento imposto por obstáculo e posição de bolas envolvidas.

T√ćTULO III

DO MOVIMENTO DE BOLAS

Artigo 11 - Toda tacada é iniciada por bola da vez e;

  1. encaçapada a vermelha, a tacada continua visando obrigatoriamente qualquer bola colorida. Encaçapada esta, é jogada outra vermelha e assim sucessivamente;

  2. terminadas as vermelhas em jogo, as bolas seguintes s√£o visadas e enca√ßapadas obrigatoriamente em seq√ľ√™ncia num√©rica crescente.

Artigo 12 - O retorno de bolas ao jogo observa;

  1. A bola colorida encaçapada imediatamente após vermelha retorna ao jogo em sua marca.

  2. As coloridas enca√ßapadas sem faltas e obrigatoriamente em seq√ľ√™ncia num√©rica crescente, iniciando pela bola dois e/ou seguintes, n√£o retornam ao jogo.

  3. Bolas lan√ßadas fora do campo de jogo ou enca√ßapadas com falta retornam ao jogo, exceto vermelhas, respeitadas exce√ß√Ķes.

  4. Enca√ßapada a √ļltima vermelha e jogada em seguida a bola 2, esta √© considerada:

  5. como colorida se encaçapada; ou

  6. como da vez se n√£o convertida.


Artigo 13¬†- √Č l√≠cita a convers√£o de bolas da vez, vermelhas ou n√£o, e/ou bola livre, quando enca√ßapadas isolada ou simultaneamente por tacada em bola da vez ou bola livre, mesmo quando entre a visada e a enca√ßapada ocorra transfer√™ncia de movimento por meio de outras bolas.

Artigo 14¬†- √Č creditado ao jogador valor igual a um (1) ponto por bola, quando enca√ßapadas l√≠cita e simultaneamente bolas vermelhas e/ou bola livre de igual valor. N√£o h√° credito de pontos da bola livre, quando esta √© convertida com a colorida da vez.

Artigo 15 - Bola vermelha não retorna ao jogo mesmo excluída com falta, exceto quando reposta em posição anterior para repetição de jogada. Quando encaçapada, retorna ao jogo a bola livre.

T√ćTULO IV

DAS SA√ćDAS

Artigo 16 - Para saída de partida, as bolas 2 à 7 são colocadas em suas respectivas marcas e:

  1. unidas entre si e compondo formato triangular as seis, dez ou quinze bolas vermelhas s√£o colocadas entre as bolas 6 e 7 em suas marcas;

  2. o v√©rtice e o centro da base do tri√Ęngulo s√£o alinhados com a longitudinal, com a bola do v√©rtice bastante pr√≥xima da bola 6, sem toc√°-la;

  3. a tacadeira √© considerada como ‚Äúna m√£o‚ÄĚ e pode ser colocada dentro da √°rea delimitada pelo semic√≠rculo ‚ÄúD‚ÄĚ, ou sobre sua linha;

  4. a tacada inicial pode ser executada no ataque ou defesa.

Artigo 17 - A saída da primeira partida de jogo é decidida por sorteio e quem ganha joga, ou transfere a ação sem direito a recusa. São alternadas as saídas das partidas seguintes.

Artigo 18¬†- Respeitando e adaptando as regras pertinentes, a decis√£o para sa√≠da em ‚Äúpartida complementar‚ÄĚ, usada para desempate, acontece tamb√©m por sorteio, em igual sistema e condi√ß√Ķes de sa√≠da regular, permanecendo inalterada a seq√ľ√™ncia anterior.

T√ćTULO V

DA IDENTIFICAÇÃO DE JOGADAS

Artigo 19 - Exige ser identificada por cantada prévia a bola visada, colorida e/ou livre, salvo quando evidente ou obrigatoriamente visada.

Artigo 20¬†- √Č desnecess√°rio cantar desvio na dire√ß√£o da tacadeira, originado por toque em tabelas da mesa, para posterior e primeiramente atingir a bola visada.

Artigo 21¬†- √Č l√≠cita a convers√£o, sem falta, da bola visada em qualquer ca√ßapa.

T√ćTULO VI

DA BOLA COLADA

Artigo 22¬†- Interrompido o movimento da tacadeira e esta permanecendo ‚Äúcolada‚ÄĚ √† outra bola, torna obrigat√≥ria:

  1. tacada seguinte normal, quando visando outra bola qualquer que não a colada à tacadeira; ou

  2. tacada seguinte em situação especial, se a bola colada for indicada como visada, quando:

  3. √© considerado que a bola colada j√° foi e est√° ‚Äútocada‚ÄĚ; e

  4. a tacadeira deverá ser movimentada em direção que não origine impulso direto na bola colada.

Artigo 23¬†- √Č considerado existir bola colada quando assim confirmado por √°rbitro ou substituto.

Artigo 24¬†‚Äď Solicitada, √© oferecida a informa√ß√£o sobre a tacadeira estar ou n√£o colada √† outra bola.

T√ćTULO VII

DAS JOGADAS RETORN√ĀVEIS

Artigo 25 - Estando ou não originalmente em situação de sinuca, a ação em que a tacadeira não atinge a bola visada, com demonstração de não ter sido aplicada a habilidade técnica possível, é punida como falta técnica e concede ao adversário a opção adicional de repetição de jogada.

  1. Considerando a jogada como pass√≠vel de repeti√ß√£o, o √°rbitro se manifesta pronunciando ‚Äúfalta e retorno‚ÄĚ.

  2. √Č aguardada a manifesta√ß√£o do advers√°rio, que pode optar por:

  3. jogar na bola da vez, ou na ‚Äúbola livre‚ÄĚ se existe situa√ß√£o de sinuca;

  4. passar a tacada sem direito a recusa; ou

  5. requerer a repetição da jogada.

  6. √Č oferecida a op√ß√£o de repeti√ß√£o de jogada tantas vezes quantas necess√°rias, at√© a realiza√ß√£o de tacada admitida como aceit√°vel.

  7. Para repeti√ß√£o de jogada, as bolas movimentadas retornam √†s posi√ß√Ķes originais, o mais fielmente poss√≠vel, e:

  8. a repetição na tacada é executada na forma escolhida pelo penalizado, respeitadas as regras; e

  9. a repetição executada com falta é penalizada mesmo não punida com novo retorno.

  10. A inequívoca constatação de dolo, com falta intencional, penaliza adicionalmente o infrator com a falta disciplinar.

Artigo 26 - A opção de repetição de jogada não é concedida:

  1. quando restam em jogo somente a tacadeira e a bola 7;

  2. quando em desvantagem no placar, se os pontos ainda possíveis não atingirem a soma necessária para empatar ou vencer a partida, considerando também a opção de jogada em bola livre, se disponível;

  3. quando o penalizado por n√£o atingir a bola visada praticou tacada considerada satisfat√≥ria, com resultado aceit√°vel na velocidade, trajet√≥ria e aproxima√ß√£o da tacadeira √† bola visada, tendo como par√Ęmetro de avalia√ß√£o o padr√£o t√©cnico m√©dio entre os jogadores do certame; ou

  4. quando √© compuls√≥ria a pr√°tica de falta, por existir situa√ß√£o na qual as posi√ß√Ķes das bolas impedem totalmente, em tacada natural direta ou indireta, que o jogador atinja a bola obrigatoriamente visada.

Artigo 27¬†- Em retorno determinado por jogada onde originalmente existia situa√ß√£o de sinuca parcial agravada, a imposi√ß√£o de penalidade por falta t√©cnica agravada determina o encerramento de partida na segunda repeti√ß√£o seq√ľencial com falta, com derrota do penalizado.

Artigo 28¬†- Antes de jogada √© respondida a indaga√ß√£o sobre existir ou n√£o situa√ß√£o de sinuca agravada, em condi√ß√Ķes de originar enquadramento em falta t√©cnica agravada.

Artigo 29 - A penalidade com retorno de jogada é aplicada regular e integralmente nos jogos das categorias superiores. Excepcionalmente, com determinação expressa em regulamento de certame, atendendo interesses desportivos e sob critérios uniformes, o evento que não envolve categoria superior pode conceder maior flexibilidade e condescendência no uso das normas que concedem os retorno de jogadas.

Artigo 30 - Bola vermelha convertida em tacada penalizada com repetição também retorna à posição anterior.

T√ćTULO VIII

DO RETORNO E POSIÇÃO DE BOLAS

Artigo 31 - Respeitada exceção de recolocação à posição original, a bola que ao jogo retorna é colocada na sua marca, sem tocar em outra. Impossibilitado por obstrução de outras bolas, retorna na marca livre de outra de maior valor.

Artigo 32 - Obstruídas todas as marcas, total ou parcialmente, a bola que retorna é colocada no ponto mais próximo possível de sua própria marca, em direção à tabela superior, sem tocar outra bola, e:

  1. sobre a linha longitudinal, quando forem as bolas 4, 5, 6 e 7; e

  2. sobre linha paralela à longitudinal, coincidente com a respectiva marca, para as bolas 2 e 3.

Artigo 33 - Se impossível a colocação segundo os artigos anteriores, por falta de espaço ou impedimento de tabela, é adotado igual procedimento, invertendo a direção.

Artigo 34 - Se duas ou mais bolas retornam simultaneamente ao jogo, tem preferência a de maior valor.

T√ćTULO IX

DAS OP√á√ēES P√ďS FALTA

Artigo 35 - Após qualquer falta:

  1. é creditado ao oponente o valor de pontos da penalidade;

  2. o penalizado perde o direito à tacada;

  3. o beneficiado pode jogar normalmente, ou em bola livre se a situação permite a opção;

  4. o beneficiado pode recusar a ação, obrigando o penalizado a jogar;

  5. o beneficiado pode exigir a repetição da tacada, quando declarada como opção adicional; e

  6. é aplicada penalidade adicional, se cabível.

Artigo 36 - Se a falta cometida resulta em situação de sinuca:

  1. o árbitro informa a opção adicional de jogar em bola livre; e

  2. o beneficiado tem a opção adicional de escolher e eleger uma colorida para visar como bola livre, e assim jogar em tacada de defesa ou ataque, respeitando as normas específicas.

Artigo 37 - Encaçapada a colorida jogada como bola livre, é creditado valor de pontos igual ao da bola da vez em jogo e:

  1. quando a bola da vez é vermelha, é visada em seguida bola colorida, podendo ser a mesma anteriormente jogada; ou

  2. a tacada continua na bola da vez em jogo, se esta for a 2 ou de valor superior.

Artigo 38¬†- √Č penalizada como falta t√©cnica com pena vari√°vel a situa√ß√£o de sinuca resultante na jogada em bola livre, se esta se torna primeiro obst√°culo na sinuca, exceto quando em jogo apenas a tacadeira e as bolas 6 e 7.

T√ćTULO X

DAS PENALIDADES

Artigo 39¬†- Al√©m das determina√ß√Ķes seguintes, a aplica√ß√£o de penalidade por falta est√° sujeita √† adi√ß√£o de outras penas e/ou agravantes, conforme previsto no Regulamento dos Esportes do Bilhar e na legisla√ß√£o pertinente.

Artigo 40¬†- √Č pena para falta t√©cnica com penalidade vari√°vel:

  1. com mínimo de quatro (4) pontos, o que resultar maior entre:

a)   o valor da bola visada na jogada que resultou na falta; ou

b)   o equivalente à bola de maior valor envolvida na falta da ação penalizada.

Artigo 41¬†- √Č pena para falta t√©cnica com penalidade m√°xima:

  1. sete (7) pontos.

Artigo 42 - São penas para falta disciplinar:

  1. em primeira ocorrência sete (7) pontos e enquadramento como advertência;

  2. em reincidência, sete (7) pontos e desclassificação com derrota no jogo.

Artigo 43¬†- √Č pena para a falta disciplinar grave:

  1. sete (7) pontos e desclassificação com derrota no jogo.

Artigo 44 - São penas para a falta técnica agravada desprovida de dolo:

  1. enquadramento como falta técnica com penalidade variável; e

  2. imposição de derrota na partida, na terceira falta consecutiva.

Artigo 45¬†- A bola de maior valor envolvida em jogada √© identificada pelo primeiro contato da tacadeira, salvo quando toque subseq√ľente origina outra falta penalizada com maior valor.

Artigo 46¬†- Existindo situa√ß√£o que possibilita a imposi√ß√£o de falta t√©cnica agravada, antes de autorizar a repeti√ß√£o de jogada o √°rbitro pode e deve alertar o jogador em a√ß√£o dessa possibilidade. A n√£o concess√£o espont√Ęnea dessa cortesia n√£o exime da penalidade.

T√ćTULO XI

DAS FALTAS

Artigo 47 - Têm penalidade variável as faltas técnicas:

  1. enca√ßapar a bola tacadeira (‚Äúsuicidar‚ÄĚ);

  2. dar mais de um toque na tacadeira (‚Äúbitoque‚ÄĚ);

  3. ‚Äúconduzir‚ÄĚ a tacadeira (‚Äúcarret√£o‚ÄĚ);

  4. tocar ou movimentar indevidamente bola colada à tacadeira;

  5. tocar indevidamente em qualquer bola;

  6. jogar com bola ainda em movimento ou antes de recolocada em jogo;

  7. jogar com qualquer parte do taco que n√£o seja a ponteira;

  8. jogar sem manter contato com o piso;

  9. jogar com a tacadeira fora do semic√≠rculo ‚ÄúD‚ÄĚ, na sa√≠da ou ap√≥s estar na m√£o;

10. lançar bola para fora da mesa, acidentalmente;

11. originar salto da tacadeira sobre qualquer bola, acidentalmente, exceto quando atingindo primeiramente a bola visada;

12. encaçapar duas ou mais bolas na mesma tacada ou converter bola não visada, exceto quando envolvendo vermelhas ou jogando bola livre juntamente com bola da vez;

13. encaçapar bola da vez ao jogar colorida, ou vice-versa;

14. n√£o atingir primeiramente a bola visada, desconsiderado toque anterior em tabela, exceto quando envolver bolas vermelhas;

15. tocar simultaneamente em duas ou mais bolas, exceto quando vermelhas e/ou bola livre e da vez;

16. originar sinuca ao advers√°rio, tendo como primeiro obst√°culo a bola livre jogada;

17. deixar de cantar a bola colorida visada e/ou a bola livre, salvo a evidente e exce√ß√Ķes; e

18. cometer outras faltas assim previstas no Regulamento dos Esportes do Bilhar e legislação pertinente.

Artigo 48 - Têm penalidade máxima as faltas técnicas:

  1. jogar bola da vez ou colorida fora da seq√ľ√™ncia obrigat√≥ria determinada;

  2. jogar com bola errada;

  3. cometer falta antes de cantar ou evidenciar a bola colorida a ser jogada, após ter encaçapado bola vermelha;

  4. praticar falta na jogada seguinte à confirmação de situação de sinuca total que impede jogada normal e lícita, tornando compulsória a falta.

Artigo 49 - Têm penalidade máxima e são faltas disciplinares e/ou graves;

  1. cometer falta intencionalmente;

  2. provocar salto de bola intencionalmente;

  3. usar bolas para qualquer propósito que não seja do jogo lícito;

  4. usar tempo excessivo, acima da média normal, na avaliação e/ou execução de tacada; e,

  5. praticar outras a√ß√Ķes e atos previstos no Regulamento dos Esportes do Bilhar e legisla√ß√£o pertinente desde que aqui enquadrados.

T√ćTULO XII

DO ENCERRAMENTO DE PARTIDA

Artigo 50 - A partida é encerrada quando:

  1. é definitivamente encaçapada a bola 7 com vantagem no placar, ou convertida definitivamente a bola 6 resultando em diferença superior a 7 pontos;

  2. um dos jogadores reconhece a derrota na partida;

  3. o jogador em ação é penalizado por falta técnica agravada.

Artigo 51 - Restando na partida a tacadeira e a bola 7:

  1. com diferença igual a 7 pontos, a partida é considerada empatada se o jogador em desvantagem iguala o placar, convertendo licitamente a bola 7 ou beneficiado por falta do oponente; e

  2. com diferença inferior a 7 pontos ou nula, qualquer falta determina a derrota do penalizado.

Artigo 52¬†- Encerrada com empate de pontos, a decis√£o de vencedor ocorre por meio de ‚Äúpartida complementar‚ÄĚ, voltando ao jogo a bola 7 em sua marca e a branca em situa√ß√£o de ‚Äúna m√£o‚ÄĚ.

Artigo 53¬†- √Č considerada como em situa√ß√£o de impasse a ocorr√™ncia de terceira tacada, de qualquer dos jogadores, que n√£o altere situa√ß√£o similar de jogo. Na imin√™ncia de acontecer:

  1. o árbitro alerta os jogadores do enquadramento nessa condição;

  2. a jogada seguinte deve obrigatoriamente alterar a condição de jogo; e

  3. não sendo alterada a situação, a partida é considerada nula, em qualquer condição, e outra é reiniciada.

T√ćTULO XIII

DO ENCERRAMENTO DE JOGO

Artigo 54 - O jogo termina quando um dos jogadores:

  1. atinge o mínimo predeterminado de vitórias em partidas;

  2. reconhece derrota no jogo;

  3. é penalizado com a segunda falta disciplinar ou uma falta grave; ou

  4. é penalizado com desclassificação no jogo.

Artigo 55¬†‚Äď Ambos s√£o considerados derrotados se aplicada simultaneamente a penalidade de desclassifica√ß√£o.

  • As imagens com ilustra√ß√£o dos detalhes da mesa de jogo est√£o nos anexos do Regulamento dos Esportes do bilhar

               Fonte: Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca - A Filosofia EX agradece e promove o Snooker com A Visão Filosófica Consciencial

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