Buscar

#81º de 777 ✅ EVOLUIR A CONSCIÊNCIA na PIRÂMIDE dos ESCRUTÍNIOS • TRILOGIA

Atualizado: 14 de Jul de 2018


A VIDA é feita de ESCOLHAS, REFERÊNCIAS e MOTIVAÇÕES.


EGO


No escrutínio da pirâmide formada pelo EGO, ALTRU PRÓXIMO e DEUS, o EGO é o primeiro, o mais profundo e importante; no crivo da vida ele é o primeiro inimigo a ser vencido. Se a pessoa não domina toda matéria, significa que ela ainda não evoluiu a sua consciência e que não tem LUME.


Para vencermos o nosso ego é preciso conhecermos a nós mesmos. Você se conhece?


O primeiro grande desafio é se AUTOCONHECER. Quando JESUS falou em “renúncia”, estava se referindo a fazer um escrutínio, um MAPEAMENTO de todo nosso ser, a fim de sabermos quem realmente somos, para que possamos DOMINAR a nós mesmos. Lembrando, que um elemento fundamental do “Fruto do ESPÍRITO” é exatamente o “domínio próprio”.


Mas como vou dominar a minha matéria se não me conheço? Por que se eu não sei a origem do meu problema, como vou evoluir? Por isso se faz necessário conhecermos a nós mesmos, temos que saber quem somos... Porque o objetivo da vida é o EQUILÍBRIO.


JESUS é o EQUILÍBRIO, ELE é o CAMINHO, o CENTRO de TUDO.


E “descaminhar” é errar o alvo, é sair do rumo e estar fora do prumo, é pecar... Se a pessoa descaminha um pouco para um lado ou para outro, ela precisa fazer uma autoavaliação e saber de que lado esta equivocada ou errada, para poder se corrigir, equilibrar e encontrar o centro onde está a VERDADE. E a VERDADE está no ÓBVIO, no EQUILÍBRIO.


A maioria das pessoas ficam dando voltas, procurando religiões e coisas, tentando achar a verdade, porque acham que é impossível ela estar tão perto; sendo assim pensam que a verdade está longe e que é necessário sacrifícios e pagar preço para tê-la...


Se o individuo não se AUTOCONHECER, não tem como evoluir. O arrependimento é o alvo primaz da salvação, e para se arrepender é preciso conhecer a si mesmo, quem não se arrepende não pode melhorar. Então vamos nos conhecer e assumir nossos defeitos.


O "sábio" que tem LUME tem AUTOCRÍTICA, porque sem autocrítica não posso me VENCER, me DOMINAR e EVOLUIR, mas o "tolo" não tem autocrítica, ele possui AUTOAFIRMAÇÃO, por isso nunca vai evoluir, ele se julga mestre de si mesmo, e todos os seus erros serão sempre maquiados por ele mesmo. Deus fez os homens precisando de outros homens. O Apóstolo Paulo em um grande momento de sabedoria disse: “É imprescindível ter outras microconsciências como superior a si mesmo.” Ou seja, é imprescindível aprender com quem tem dom.


O homem que quer evoluir e ser sábio, precisa conhecer seu presente, seu passado, sua carne, sua matéria, suas vontades, seus sentidos, a sua personalidade, conhecer tudo que envolve a sua existência, o seu ser, para poder vencer.


ALTRU PRÓXIMO


AMOR o CAMINHO mais excelente e elevado da consciência, quando falamos do ALTRU PRÓXIMO. É preciso amar o próximo como ego, ALTRU como EGO...


Mas para que eu possa julgar no escrutínio da vida, preciso amar o próximo; e para que eu possa amar o próximo e saber julgar, é preciso o caminho mais elevado, que é o AMOR.



AMAR é a habilidade de um nível tão elevado de consciência,

que torna a pessoa capaz de se colocar no lugar de outrem.



Se a pessoa tem LUME, consegue ver além da matéria e isso é sair da prisão mental, é sair do sistema... E para vencermos a nós mesmos, até o ponto de evoluirmos e chegarmos a um nível mais elevado da autocrítica e vencer a autoafirmação precisamos ter REFERÊNCIAS. Porque a vida é feita de referências, para isso temos a BÍBLIA, ela é o livro das referências.


A Bíblia não é um livro de AUTOAFIRMAÇÃO, é um livro de AUTOCRÍTICA,

porque ela tem referências...


Referências que projetam diante de nós personagens, heróis e paradigmas que nos JULGAM. Porque a partir do momento que vemos homens, que venceram o mundo, tendo o caráter, a ética, a desmaterialização e a resistência que não temos, ou seja, a forma com que eles se conheciam e venciam a si mesmos, nos julgam. Por isso AS ESCRITURAS é tão importante.


E o ápice, o zênite de tudo isso, está no DEUS em carne registrado nos quatro Evangelhos do Reino, onde JESUS é a maior referência que venceu o SEU EGO... Quando o Seu ego chamado Satan, lhe propôs à pirâmide do mal, TER, SER e PODER, ELE recusou e venceu o seu lado MAL, o Seu ego, e nos deixou a maior referência no escrutínio da vida de como podemos fazer isso.


Na AUTOCRÍTICA eu vejo como estou errando e na ALTRU CRÍTICA eu preciso me colocar no lugar do meu próximo, se eu não fizer isso não posso julgá-lo...


DEUS


Terminando o escrutínio do triângulo EGO, ALTRU PRÓXIMO e DEUS, temos então a TEO CRITICA


Eu só posso chegar no 3º nível da pirâmide que é a BASE de tudo, se eu VENCER a mim mesmo e me colocar no lugar do próximo, porque tenho AMOR.


Acontece que a BASE é extraordinária, porque o ESPÍRITO habita no EGO, mas se o ego é eivado do MAL, quem habita nele é Satan, ele habita dentro de quem tem amor à matéria, a tríade do ter, ser e poder, que é alimentada dentro da pessoa materialista.


Porém se a pessoa sabe da sua limitação e tem autocrítica do LUME, então DEUS O CRIADOR habita dentro dela; e ela pode dizer que é a morada DELE.


A adoração à DEUS, a essência da devoção, da obediência, da fidelidade e da fé, não é vertical, é horizontal de irmão para irmão.


Amar o próximo como a mim mesmo, essa é a base que se chama “TEO CRITICA” DEUS. Porque tudo que eu faço para o meu próximo, ALTRU, eu faço para DEUS, e eu só posso julgar DEUS, a TEO CRITICA, se eu conheço toda a obra...


Para ter TEO CRITICA, tem que conhecer DEUS, e a teologia não ensina quem ELE É*.


A teologia faz o homem desconhecer a DEUS e se descaminhar...



Vídeos Complementares:

*TRILOGIA QUEM É DEUS



© 2020, by AKEL, fundador da Filosofia EX, since 2012.