Buscar

#33º de 777 ✅ ERA UMA VEZ na BÍBLIA

Era uma vez na Bíblia, casos únicos e exclusivos na história do homem.


Nos graus anteriores ensinei que DEUS só interfere em dois casos direto e um indireto.


No primeiro caso, ELE só interfere quando há possibilidade de salvação, porque DEUS é Salvação. Toda a História é Salvação, tudo é salvação, tudo envolve salvação...


E em segundo caso, ELE interfere, quando envolve todo o Seu Povo, quando envolve toda a sua Igreja Novo Testamento ou Todo Povo de Israel.


Quando ELE esteve aqui em carne no período da Transição dos Testamentos também fez muitas coisas exclusivas para comprovar sua messianidade. Esse grau é um ponto de reflexão, aliás, mais do que um ponto de reflexão, é “VISÃO”.


“Visão é superior a conhecimento.”


A palavra do conhecimento é importante também. Mas, acima do conhecimento esta a visão. Você pode vir a conhecer pessoas com muita inteligência e cultura da Terra, com muito conhecimento, inclusive bíblico, mas sem visão. Mas, poderá conhecer uma pessoa de visão, sendo analfabeto, alguém que talvez não tenha o conhecimento que nós temos na Escritura, nós que 'saímos do sistema'. Alguém que nunca fez curso de teologia, talvez não saiba, nem ler e escrever, nunca leu um livro, e essa pessoa tem mais visão que muitos filósofos, teólogos.


Então, uma coisa é visão, outra é conhecimento, inteligência, logos e outra coisa é cultura. Alguém pode ter conhecimento específico e não ter cultura, não sabe conversar, não é informado, não conhece história, nem geopolítica. Só sabe falar, o crentês e o evangeliquês, seus diálogos sempre acabam em DEUS e Bíblia, não tem cultura. O Apóstolo Paulo tinha cultura, ele conversava com qualquer tipo de pessoa de qualquer cultura, cidadania ou religião, para plantar a semente do Evangelho na hora certa.


Acima de tudo isso está à visão. Imagina, alguém que tem conhecimentos, logos, cultura e visão.


Esse estudo é sobre visão, ele vai abrir certos sentidos, oxigenar, abrir uma parte do teu cérebro, da tua mente que a Bíblia retrata, tipologicamente como coração. Ele vai abrir essa parte do teu coração, para que você passar a enxergar o que nunca enxergou, é isso que acontece com o processo de saída do sistema.


Porque é possível alguém passar décadas alienado sem enxergar coisas óbvias! É possível você trabalhar em uma empresa trinta anos e não saber o que significa o nome dela, ou quem é o dono, e como ela surgiu? Não! Isso é inadmissível.


A cultura nos ensina perguntar: o porquê das coisas? para quê? de onde veio? onde vai? E isso inclui “motivação”. Motivação é um assunto excelente sublime.


Agora responda: Por que o teatro, as novelas, os filmes, os atores, dão certo e tem tanta conotação social no mundo? É porque o ser humano procura referências...


Uma pessoa que é cientista, um físico, alguém que faz uma grande descoberta para a humanidade, por exemplo; descobre a cura para alguma doença e ganha um prêmio Nobel. Ela vem a ser capa de revista, fica conhecida na mídia, mas em pouco tempo é esquecida, ao contrário do que acontece com os artistas. Porque o mundo é feito de referências, tudo é motivação, tudo é escolha...


O nosso cérebro trabalha com vários sentidos, várias etapas, formas e aspectos; vários prismas, tem várias formas de enxergar uma mesma coisa. E o Evangelho é ter visão, ele abre os teus olhos, é isso o que diz ‘II Coríntios 3’. E é isto que o deus deste século, sistema, de todas as coisas do mundo faz, cega às pessoas. Então o que eu vou ensinar nesse grau abre a tua mente, te dá visão...


O ser humano vive, atrás, de emoções, teatros, arrepios, de sentir alguma coisa, que preenche, que lhe de uma alegria efêmera, e isso tudo é produzido pela carne, é vaidade, passa é vazio....


E a pessoa que é levada e vive dessas coisas, não tem visão. Não conheceu o Evangelho, por isso, gosta de circo, de palhaço, porque tem plateia...


Eu vou mostrar livros da Bíblia, o Livro de Referências. Histórias e situações que na Bíblia são únicas e exclusivas, e que você também passará a ver de maneira única. Os evangélicos, principalmente, ensinam as pessoas a encaixarem toda a Bíblia em sua vida, e é por isso que existem dogmas, seitas; e quando eu digo seitas, não estou me referindo aos grupos que querem viver isolados, exclusivistas, como se eles fossem, mais santo, mais salvo e mais sábios por conta do não Evangelho que é ter, ser e poder, onde tem esse tripé, não tem Evangelho. Quando alguém chega, em um ambiente que as pessoas têm consciência desse tripé e o rejeita, ali está o Evangelho.


Veremos agora que o sistema religioso usa o mesmo livro ‘Bíblia’, mas de forma errada. Como é triste a pessoa ver e não enxergar...



Comecemos pela “história de Jó”. Quantas músicas e sermões já foram feitos sobre Jó? Quantas pessoas já usaram a vida de Jó para defender alguma coisa sendo que Jó além de ser um livro poético, com valores de referênciaS e não doutrinários, é uma história única, exclusiva. Na cronologia da história do homem é única.


Mas, pegam Jó, e diz: Viu Satanás, vai até DEUS e pede autorização para tentar a tua vida, foi DEUS quem tirou tudo isso de você. Isso sem falar nas traduções erradas, “amaldiçoa teu DEUS e morre”, sendo que no original está; “abençoa teu DEUS”.


Sempre vão querer usar Jó, e encaixar a vida de Jó na vida de alguém. Sendo que, o que fica de Jó é a essência moral da história de um homem que era temente a DEUS e se desviava do Mal, isso é caráter, isso é religião de ‘Tiago 1.27’. História de um homem que murmurou sim, por ter perdido as coisas, a vida toda murmurou, reclamou; mas, que depois recebeu tudo em dobro sim, único e exclusivo, mas o que fica da história de Jó, é a verdadeira prosperidade, “recebi o bem do SENHOR, não receberia o mal?”


É isso, que fica, mas as pessoas místicas da religião vão dizer que DEUS está pesando a mão, que DEUS está provando. Ou seja, DEUS fica brincando com as pessoas, com base em Jó. A história de Jó, não se encaixa em nosso tempo, em nosso cronos. Absolutamente, não, nunca! Isso é papo patético, medíocre de religiosos que querem encaixar a Bíblia como caixinha de promessa na vida diária das pessoas.


MOISÉS


Mas, tem mais; se pegarmos a vida de Moisés e os livros escrito por ele; Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, vamos ter a vida de um homem, que fez, o que só ele poderia fazer. Porque o povo de Israel não sabia ler e escrever, Moisés sabia, tanto que escreveu o Pentateuco, ele tinha carinho pelas histórias, foi criado com Ramsés. Só Moisés poderia dialogar e ter acesso ao palácio, só ele poderia ter feito o que fez, com o conhecimento e a responsabilidade que teve, mesmo assim muitas vezes se estressou, cansou...


Mas o SENHOR o capacitou, fortaleceu, guiou, tanto que nem Arão aguentou o que ele suportou, na primeira oportunidade, que Moisés vai para o monte, e Arão fica liderando em seu lugar; ele não aguenta, derrete os brincos de ouro das irmãs e faz um bezerro de ouro para o povo ficar quieto. Moisés quando volta chora, joga aquele bezerro no chão, destrói o altar e admoesta o povo em lágrimas... Nenhum homem suportaria o que Moisés suportou, só Moisés. Portanto é um caso exclusivo.


Mas, o evangeliquês, pega a história de Moisés e quer aplicar em sua vida e fazer sermão. Por isso que essa história de sermão está errada, vem de Calvino, não é nada! Cristo é tudo!


O que nós queremos com o calvinismo e seu capitalismo? O que nós queremos com o púlpito grego, com o altar judaico velho testamentário vencido. O que nós queremos com pregadores, com tempo de pregação e com sermões? Nada! Absolutamente nada!


Mas, alguém pega os textos da Bíblia, e faz as pessoas reféns de sermões que aprendeu a montar na homilética... 'Homilética' e 'hermenêutica' são ferramentas gregas de interpretação, verbalização, vociferação, e são tudo vãs filosofias, como Paulo diz, “eles se voltaram para fábulas”, vão se esquecer do Evangelho. Isso começou com Constantino, os bispos de Roma e o catolicismo, e parou na filha protestante, que disse ter reformado, mas, não reformou nada, está pior que a mãe católica, aliás, sempre esteve, nasceu pior que a avó judaica.


Existem pessoas que vendem livros com sermões prontos. Isso é Evangelho?


E pregam nos sermões dizendo: “Deus vai fazer na sua vida o que fez com Moisés, a sarça ardente, o Mar Vermelho vai se abrir.” Pegam a história de Daniel, a cova, a fornalha, e dizem: “vai acontecer na tua vida” ou “Deus vai restituir em dobro como fez com Jó” . É mentira!


São casos únicos e exclusivos!


Não se aplica, não se pode aplicar, é proibido; isso tudo são histórias de vitória, de benção, de afagos, de massagem de ego, para que a pessoa se sinta bem e ouça o que quer ouvir. Porque está com coceiras nos ouvidos, não suporta mais o Evangelho, não quer mais o simples do Evangelho, não quer mais o orgânico do Evangelho. Ela quer que minta para ela, quer palhaço, quer stand up, movimento, vaidade, vazio, oco... Por isso a vida dessa pessoa é um vazio; e na primeira tragédia que acontecer na esquina, ela vai atribuir a DEUS e vai se afastar DELE. Porque nunca se converteu, nunca acreditou NELE. E quem a fez se ligar artificialmente? A religião medíocre que ela professa. Mas, hoje há a oportunidade de conhecer o Evangelho...


ABRAÃO, JOSUÉ, SAMUEL, ELIAS, DAVI, SALOMÃO


Olha para a Bíblia, quantas mensagens de Josué, Samuel, Elias, dos profetas; quantas mensagens nós vemos ser pregadas nos templo sobre Salomão e Davi, ficam querendo aplicar a vida de Davi a vida das pessoas misticamente, e não fazem o uso da essência moral da história.


Nós só podemos olhar para Davi, Salomão, Samuel, ou para qualquer personagem bíblico, na essência, na sua vida como referência, se ele venceu ou perdeu o mundo, no seu exemplo, no seu modelo de viver; só isso.


É assim, que olhamos para Abraão, os patriarcas, os profetas, para qualquer um dos heróis da fé das Escrituras. E esse é o objetivo da compilação Bíblia, é para isso que ela existe. Para ser um Livro de Referências para nós.


Mas, as denominações pegam atos únicos, exclusivos e querem aplicar a sua vida e misticamente; por isso vivem frustrados, porque não acontecem o mesmo.


Eis o Evangelho do Realismo, Bem vindos ao realismo!


Pegam Salmos, Eclesiastes, os profetas maiores e menores e vão querer aplicar a sua vida. E no Período Interbíblico que eles chamam erroneamente de Novo Testamento; usam os ensinamentos de JESUS misticamente...


JESUS


JESUS fez maravilhas para comprovar sua messianidade, no último versículo do Evangelho de João afirma que; não dá para escrever em livros o que ELE fez, para comprovar que era o MESSIAS para o Seu povo. Três anos e meio ELE afirmava: EU SOU O MESSIAS, o FILHO DE DEUS; para os mais próximos, EU SOU O PRÓPRIO DEUS, EU SOU O EU SOU, antes que Abraão existisse...


Agora, os charlatões, os curandeiros, os exorcistas, pegam mensagem de JESUS e querem encaixar nos dias de hoje. Chegam na TV, na rádio, nas catedrais e vão dizer: “Viu! Igreja verdadeira é igreja que acontecem milagres. Porque com JESUS aconteceu isso!”


Eu pergunto onde é que tem um Lázaro voltando a vida depois de quatro dias?


Não mintam!!! São casos únicos. Mas está escrito; “que fariam obras maiores”... Entenda que é dentro do contexto de comprovação do Evangelho, no início da Igreja, derramamento do Espírito. E por falar nesse assunto vamos para Atos dos Apóstolos, depois da morte de JESUS. Eles querem criar o pentecostes de Seymour da Rua Azuza, da AD, da CCB, da IPDA, até neopentecostais, com base no equívoco de ‘Joel 2.28’ que já se cumpriu, ato único.


ATOS DOS APÓSTOLOS


Pedro se levanta e diz: “está se cumprindo aqui Joel 2.28”. Já se cumpriu!


Pentecostes acabou! não tem mais! Eu sei que você gosta de viver em movimentos, porque ainda não entende, e nem conhece o Evangelho, ainda não foi transformado pelo Evangelho. Você não conheceu JESUS, você é vazio, e sendo vazio busca isso. O falso pentecoste te faz bem, você nem sabe explicar, é inconsciente, mas te faz sentir bem... O que seria da tua vida de cristão sem os movimentos pentecostais?


Porque o ser humano precisa ver, sentir, para crer e entender. E o que você vê é indução, hipnose, curandeirismo, invocação. Ananias e Safira morreram porque mentiram, qual casal morre hoje, porque mentiu? E não venha dizer que a mentira acabou, e que as pessoas não mentem mais ao ESPÍRITO SANTO e a Igreja! Então porque não morrem? Porque é caso único, exclusivo. Era uma vez na Bíblia...


Mas eles querem encaixar Ananias e Safira na vida deles hoje.


APÓSTOLO PAULO


Então o SENHOR chama Paulo, a Igreja se reúne ‘Atos 15’. E ele começa a escrever as cartas. O que eles fazem? Procuram encaixar todas as cartas de Paulo; surge a Igreja do véu, o que era um caso único das mulheres, a respeito do uso do véu naquela época, uma questão cultural específica de Corinto, vai levar um dogma da igreja do século XXI... Que pobreza! Que pequenez! E ainda se dizem estudiosos, entendidos, cheios do ESPÍRITO SANTO. Não entenderam nada...


Como pode denominações com seis milhões de membros debaixo de um entendimento equivocado sobre o uso do véu? Sobre guardar o sábado? Entre outras questões, que por menores que sejam as cartas, são interpretadas erroneamente. E querem aplicar tudo o que está escrito nelas, com a fé que eles professam, com a sua religião.


APOCALIPSE


Até no Ômega, no Apocalipse, no final de todas as coisas, eles querem encaixar em suas vidas.


Apocalipse é narrativa de 80% das coisas que o homem vai fazer, ele vai se autodestruir; como interpreta a música “O Último Julgamento”.


Mas, pegam o Apocalipse e torna ele religioso, místico, aplicam em sua vida, a começar pelas cartas às igrejas. Dizendo: Vamos dar uma visão denominacional para ela. Vamos dizer que a nossa denominação é Filadélfia... Como se não bastasse usar as cartas de Paulo misticamente, fazem uso das cartas do Apocalipse também!


Todos os casos são únicos e exclusivos da Bíblia, eles querem encaixar na vida deles, tanto Paulo quanto Moisés. Só Paulo que era poliglota, possuía cidadania romana, tinha acesso à cultura judaica e romana, poderia evangelizar a Ásia, África, a Europa, Oriente Médio, o mundo todo daquela época Pré América em tão pouco tempo, em trinta anos.


Grande Paulo! Seu nome significa ‘pequeno’ mas, o seu trabalho é muito grande. Ele é um caso único, foi escolhido para uma missão que nem um outro conseguiria, assim é o chamamento, é a vocação do SENHOR, segundo os seus dons, ‘Efésios 4’; “DEUS deu dons aos homens...”


A partir de hoje, não utilize mais o livro de Atos, situações exclusivas e únicas das Escrituras para aplicar na sua vida, o que é único, é único; extrai-se a lição moral daquela referência, mulher ou homem. E como nós estamos ainda em batalha, no teste da vida; essa sim é uma provação, a vida de aflições, real. Nela precisamos de boas referências.


E nossas referências não deve ser artistas, cantores, bandas, apresentadores, nossas referências não são homens religiosos, nossas referências são os Heróis da Fé que citei nesse estudo...


E são o Alfa e o Ômega da vida do ser humano que eternizam uma biografia.


O começo da Igreja, o seu gênesis, o seu Alfa foi lindo! Agora, imagina como será o seu Ômega, o Apocalipse. Será que você ainda não percebeu que está fazendo parte do momento mais marcante da História da Igreja, o seu FIM?


Que lindo será, uma Igreja que está dispersa, cansada, esperando... Ao chegar à perseguição, os primeiros dias de Grande Tribulação, ela irá se sentir protegida, guardada de dentro desses dias de tribulação.


O SENHOR vai guardar aqueles que guardam Sua Palavra e quando sentirmos essa proteção, quando vermos sinais como eu AKEL tenho vaticinado. Quando nós vermos sinais maravilhosos acontecerem novamente...


Porque veremos acontecer coisas extraordinárias, não é mais prólogo, é o epílogo, é o fechamento da História. Então é mais sublime, todos os que estão dispersos, se unirão. Todos aqueles que pareciam ser alguma coisa cairão, o 'movimento da desfé' vai ganhar força, e muitos vão descrer, mais muitos também lavarão suas vestiduras no Sangue do Cordeiro, e se unirão...


A Igreja chegará à estatura de Varão Perfeito, de Corpo Perfeito. ELE vai reunir a sua Igreja, vai separar o seu povo, para transformá-los, ressuscitá-los em sua Vinda.


Ouça! O que vem por aí é mais lindo! Que tudo que você leu na Bíblia. É o Fim da História e você faz parte disso.


Você ainda não se deu conta...


© 2020, by AKEL, fundador da Filosofia EX, since 2012.