Buscar

#31º de 777 ✅ A BÍBLIA é LINGUAGEM para CRIANÇAS

A Bíblia é uma linguagem de criança, ou seja, ela possui uma linguagem infantil e lúdica.


Por exemplo: Contam a história que os alemães para proteger suas crianças da violência causada por estupros e sequestros, usaram o método de ensino através de alegorias para ensiná-las sobre os perigos que corriam.


E decidiram falar para elas sobre o assunto dentro da visão e do ponto de vista infantil. Porque se os pais falassem em uma linguagem adulta, seria difícil elas compreenderem, e assim ficaria difícil protegê-las.


Então criaram a história infantil, “O Chapeuzinho Vermelho”, com os personagens da garotinha, a vovó e o lobo mau. Com essa história eles mostraram para as crianças que na floresta era perigoso; e quando alguém batesse na porta de casa e elas estivessem sozinhas não deveriam abrir.


Porque embora parecesse que era a vovó, na realidade poderia não ser, e isso era perigoso.


Através dessa história, os pais conseguiram ensinar para as crianças sobre os perigos que elas corriam ao dar atenção para estranhos sem eles estarem por perto.


Sendo assim eles foram sábios, pois eles não falaram sobre a questão da violência e do estupro infantil literalmente, porque senão as crianças iam querer saber o que significava. E com essa linguagem infantil eles preservaram a inocência de seus filhos, de um assunto que não era o tempo certo de saberem.


E usando o lobo da história como figura de linguagem para representar a maldade, do que as pessoas mal intencionadas poderiam fazer, conseguiram alcançar o objetivo e transmitir a mensagem para seus filhos.


O PAI CELESTIAL fez a mesma coisa conosco, em relação à Bíblia. Como nós não íamos entender nada da linguagem DELE.


ELE encheu a Bíblia de historinhas de criança. Vemos em seus textos figuras de linguagem como: a ovelha, o pastor, o lobo, a serpente, escorpiões, a águia, a galinha....


Por isso ela é eivada de parábolas, metáforas, alegorias e comparações. Esse assunto é complicado, porque geralmente as pessoas costumam interpretar a Bíblia exatamente como está escrito.


Ela não pode ser levada ao 'pé da letra', não é ‘caixinha de promessa’, não é mística e nem sagrada.


Mas infelizmente usam ela como ‘caixinha de promessa’ a toda hora; usam até em para-choques de caminhão! E nos lugares mais inusitados. Fazendo uso de versículos isolados para criar e defender erros de comportamento e ideologias diversas, e para criar as mais absurdas doutrinas e dogmas.


© 2020, by AKEL, fundador da Filosofia EX, since 2012.